segunda-feira, 16 de março de 2009

No centro do Brasil!

A região centro-oeste, sofreu influência de outras regiões brasileiras, como Sudeste, Nordeste e Sul, assim como influência indígena, deste modo, o estilo de roupa que predomina no cotidiano das pessoas dessa região, é composto de uma diversidade que se estende desde, o estilo fazendeiro, cowtry e sertanejo até o mais formal e social possível.

Por toda a região, o mais comum é encontrar pessoas vestidas com calça jeans desbotada, camisa, se conservando o lenço de cor que peões e boiadeiros levam atado ao pescoço, o cochipó.

Culinaria 036No Mato Grosso do Sul, notadamente na fronteira com o Paraguai, por exemplo, o traje tradicional inclui um poncho vermelho chamado puintã. 

Já no Pantanal, os vaqueiros, costumam usar longas perneiras de couro macio, assim como a pele de animais como o veado que é comum em suas campinas.

Esse estilo é resultado da economia agropecuária predominante da região. Contudo, ele é facilmente contrastado com a formalidade exigida pela capital do Brasil.

Basta ir até o Distrito Federal para sentir-se em uma outra região, uma região mais “urbana e da moda” no quesito vestimenta, posto que em Brasília, o estilo de vida das pessoas, acompanha o desenvolvimento do restante do país, estando sempre atenta para as tendências mais “modernas” .

Como em Brasília, a economia predominante é diferente do restante da região, destacando principalmente os serviços e cargos públicos, a vestimenta tende a ser mais formal, optando-se pelo social como o uso de ternos, gravatas por exemplo.

Curiosidade

O clima em Brasília, é comparado ao deserto, posto que durante Culinaria 024o dia, o calor é muito intenso, chegando a trinta e cinco graus e ao anoitecer, o frio prevalece, às vezes atingindo dez graus centígrados.

Portanto, é muito comum, dizer que Brasília é uma das únicas cidades Brasileiras em que se sai de casaco de manhã e no começo da tarde trocam-se as roupas pesadas de inverno pelas leves e soltas do verão; e, ao final do dia, mais uma vez, é hora de mudar o vestuário pelas roupas quentes de inverno.

Gastronomia

Conforme citado anteriormente, a região sofreu influência de vários estados de outras regiões, e assim sendo, sua gastronomia é muito rica, sendo ela, uma mistura de várias outras.

Alguns dos pratos mais famosos são:

- Feijão Frito;

- Feijão Tropeiro;

- Pamonha;

- Mandioca com queijo;

- Peixes;

- Churrasco;

- Carne de porco assada;

- Broa de fubá.

Em sua gastronomia, existem vários doces, os quais se destacam:

- Paçoca;

- Pé-de-moleque;

- Cocadas de mel;

- Doce de manga;

- Doce de casca de jabuticaba;

- Doce de casca de melancia.

Algumas bebidas:

- Licor de Jenipapo;

- Licor de maracujá;

- Ponche Goiano.

32 comentários:

  1. Estou fazendo um trabalho dessa região e encontrei tudo aqui!!!

    ResponderExcluir
  2. Tbm estou fazendo um trabalho sobre o Centro Oeste, me ajudou muito. Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. bem podia mostrar mais sobre as roupas tipicas

    ResponderExcluir
  4. estou fazendo um trabalho sobre o centro-oeste no colégio,me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  5. estou fazendo um trabalho mas não ajudou nada!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu estou fazendo um breve trabalho sobre a vestimenta da regiao do centro-oeste,e esse pequeno texto me ajudou muito sobre o que pedia o trabalho.

    ResponderExcluir
  7. Eu estou fazendo um trabalho sobre a regiao centro-oeste e um pequeno texto me ajudou muito

    ResponderExcluir
  8. estou fazendo uma pequena pesquisa sobre o centro -oeste e encontrei este site. tenho q entegar na segunda-feira e está valendo ponto. Acabou me ajudando muito porque é o último bimestre. Valeu!

    ResponderExcluir
  9. detesto trabalho escolar,mas isso deu uma ajuda e tanto!!

    ResponderExcluir
  10. por que trabalho escolar tem que ser tão chato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pq todos os professores as vezes pegam as vazes no nosso pé d +++++

      Excluir
  11. pq as vestimentas dessa é região é tão estranha????????? e pq as respostas são maiorse do q o fim do mundo????

    ResponderExcluir
  12. ajudou mtoo para o mew trabalhooo.. hihihihihi.. sou homem só pra constar

    ResponderExcluir
  13. estou fazendo um trabalho sobre regiao e isso me ajudou bastante e achei quase tudo nesse aqui

    ResponderExcluir
  14. Até que em fim achei alguma coisa.Estou cansada de procurar e não achar nada ...

    ResponderExcluir
  15. eu to fazendo um trabalho do centro oeste e isso me ajudou muito-FIEB

    ResponderExcluir
  16. VC TINHA QUE COLOCAR ROUPAS TIPICAS SEM ISSO TA : o lenço de cor que peões e boiadeiros levam atado ao pescoço, o cochipó. No Mato Grosso do Sul, notadamente na fronteira com o Paraguai, o traje tradicional inclui um poncho vermelho chamado puintã

    O Vaqueiro do Pantanal usa longas perneiras de couro macio. Geralmente usa pele de veado, animal comum nas Campinas. NÃO COLOQUE ISSO TA
    + TA BOM SUA PESQUISA

    ResponderExcluir
  17. eu preciso apresentar uma roupa da região Centro Oeste e esta pagina da web sau vol minha pele

    ResponderExcluir
  18. Muito bom ..... vou tirar 10m no trabalho da escola

    ResponderExcluir
  19. Preciso de roupas tipicas, para um trabalho escolar, infelizmente, não ajudou muito

    ResponderExcluir
  20. preciso de roupas tipicas de Brasilia, obrigada meus amores---

    ResponderExcluir
  21. Estou fazendo uma pesquisa escolar
    Nos teremos que vir caracterisados E o site me ajudou muito

    ResponderExcluir
  22. podia falar um puco do assunto ''tipos humanos''

    ResponderExcluir